Protocolo ID

Projeto Identidade

Fomentar a cultura na região dos bairros Bela Vista, Bernardo Monteiro, Maria da Conceição, Monte Castelo e Vila Beatriz em Contagem. O projeto atenderá 132 crianças e adolescentes participantes da entidade, toda a comunidade do entorno por meio de oficinas e grupos de música, dança, artesanato e filosofia. O projeto prevê a realização de festivais de dança e música, incentivando os grupos e manifestações da região de abrangência, procurando incentivar a produção artística, o consumo das artes e a percepção desta como essencial nos processos identitários. Também prevê o trabalho das raízes cidadãs por meio da abordagem filosófica.
                O projeto iniciou por meio da constatação de que a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres está diretamente ligada ao reconhecimento do ambiente que o rodeia. Toma como base sua identidade, por meio da linguagem cultural e filosófica e busca promove-lo.  








Carnaval: "Identidade Contagense"

O carnaval está chegando e com isso nosso espírito se alegra. Várias são as formas de expressão e comemoração desta época do ano em todo o Brasil. Em Contagem muitos se lembram dos pequenos bailes em vários lugares na cidade, das comemorações familiares e de grupos de rua. Muitos não sabem mas esta tradição continua. Em 2013, vários blocos desfilaram na folia incentivada pela prefeitura municipal de contagem. Aqui citamos alguns destes: Blocos "dos Butequeiros", "das Perucas", "Gato da Madrugada", "Coração Aberto", "dos Amigos", "da Bicicleta", "do Rock", "UBM", "Acadêmicos da Bateria Eletrônica". Conforme publicações da FUNDAC - Fundação de Cultura de Contagem, para este ano o objetivo é melhorar a estrutura para atender um público ainda maior.

 Registramos aqui fotos antigas que remontam o passado de contagenses mais antigos. Para alguns é sinônimo de saudades, para outros é momento de conhecer um pouco mais suas raízes e aprofundar sua identidade contagense. 





Banda Mole, criada em 1991



Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM. Fragmentos da Memória: Retratos de Contagem, 2011. 

Mais informações sobre o tema acesse: http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=543634 






Nenhum comentário:

Rifa Solidária

  Para CONCORRER ao Sorteio do Prêmio basta comprar quantos números quiser, na sequência de 000 à 999. ✨O PRÊMIO ✨ *UMA CAMISA DO ATLÉTICO M...