Filosofia

O projeto “Faz Sentido”, trabalha na perspectiva de educação integral de crianças e adolescentes tendo como pano de fundo a reflexão filosófica. A questão de todo o projeto está em contribuir para que o educando reflita sobre suas ações, sobre o conhecimento que já possui e sobre o seu processo de aprendizagem. Esta reflexão deseja apontar para a seguinte descoberta: Faz sentido aprender! Nesta perspectiva em todo momento é cobrado do educando o seu saber acumulado e apresentado nova forma de usá-lo, de colocá-lo em prática. O conhecimento é uma produção e deve ter significado para quem aprende. O projeto inicia seu trabalho da base diagnosticada e propõem pílulas filosóficas: discussões e ações.
               
2013
Em 2013 o projeto partiu do convite a um olhar reflexivo sobre a realidade, um problema originalmente filosófico onde o educando foi questionado sobre seu conhecimento das coisas: os fenômenos são como os percebo? Voltando para o concreto: Conheço realmente meus colegas, pais e amigos? Como me relaciono com eles? Julgo sempre com a primeira impressão?

Em seguida iniciamos perguntas sobre nossa origem: De onde viemos? De onde vieram nossas famílias? Porque temos o nome que temos? Qual é nossa cultura? Aprofundamos nossa identidade.


Para enriquecer os conteúdos, foi proposta a criação de um “Juri simulado”, onde cada sala teria que formar suas testemunhas e advogados defendendo os temas: água e fogo. Neste momento foram trabalhados os filósofos da natureza: Tales (água) e Heráclito (fogo). Cada grupo ficou incumbido de criar a argumentação necessária para defender seu tema. Com isso foi trabalhado a questão filosófica, ambiental e argumentativa. Iniciamos várias atividades voltadas para a argumentação: criação de textos, músicas e debates.

Nenhum comentário:

Rifa Solidária

  Para CONCORRER ao Sorteio do Prêmio basta comprar quantos números quiser, na sequência de 000 à 999. ✨O PRÊMIO ✨ *UMA CAMISA DO ATLÉTICO M...